Cavaleiro tauromáquico condenado por investir contra manifestantes

Marcelo MendesNotícias de Aveiro

O tribunal de Estarreja deu como provado que o cavaleiro tauromáquico investiu o cavalo duas vezes contra o grupo presente junto a uma praça desmontável, na praia da Torreira.

As imagens do pânico de meia centena de ativistas, em setembro de 2012, ficaram gravadas pela televisão local Ribeirinhas (ver). Num segundo momento, o cavalo é visto a perseguir um manifestante.

O juiz deu como provado que foram arremessados objectos e proferidas palavras de ordem no decurso da manifestação.

Mas não teve dúvidas em atribuir as investidas à direção de comando do cavaleiro, de modo a desmobilizar o grupo, condenando o arguido, até agora primário, pelo crime de coação na forma tentada ao pagamento de 120 dias de multa (o máximo eram 240) a seis euros diários, perfazendo 720 euros.

Já os depoimentos das testemunhas de defesa não foram tidos em conta, atendendo a que “eram todas figuras ligadas à tauromaquia”.

O tribunal considerou “determinante” o relatório de um perito, médico-veterinário, que analisou o vídeo, concluindo que é o cavaleiro, com as pernas, que dá indicações para direcionar o equino para os ativistas “e provocar a desmobilização” dos mesmos. Nota ainda a perícia, que o cavalo não apresentava sinais de fuga ou stress, como era alegado pelo arguido.

Par o juiz, não ficou provado que o arguido esforçou-se por tentar controlar e parar o equino.

A defesa aludia a provocações e arremesso de torrões, pedras e cabaças e ilibava o cavaleiro da investida, “porque o cavalo se assustou e não foi possível acalmá-lo.

À saída do tribunal, Marcelo Mendes manteve a sua versão. Por isso, a defesa vai apresentar recurso para a Relação do Porto.

O processo da manifestação na Torreira chegou a julgamento depois de atendido o recurso do Ministério Público, após uma primeira decisão judicial de não pronúncia.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s