É de touradas que os espetadores da RTP mais se queixam

Touradas TVShifter

Por Mário Rui André

Jaime Fernandes, provedor do telespectador da RTP, revelou na Assembleia da República, onde está a ser ouvido sobre o seu relatório de actividades em 2015, o principal assunto que motivou queixas dos telespectadores no último ano: a transmissão de touradas pelo principal canal de serviço público, a RTP1.

Das 14 935 mensagens que recebeu Jaime Fernandes durante o ano de 2015 – mais do dobro das 7111 do ano anterior –, 8280 foram sobre touradas, ou seja, 55% do total de queixas anual. O provedor do telespectador disse, aos deputados da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, que a “transmissão de touradas não é serviço público” e que “tem sido muito difícil consensualizar um pequeno texto que defina o que deve ser o serviço público de televisão”.

Na mesma sessão, Jaime Fernandes mostrou-se preocupado com uma “sistemática e preocupante quebra de audiências na RTP” e considerou que a RTP3 não tem “não tem grande razão de ser” e que mantê-la é “gastar recursos”. Por outro lado, o provedor do telespectador disse ser “adequado” a RTP estar agora sob a tutela do Ministério da Cultura, depois de ter estado sucessivamente sob a alçada de outros ministérios. “A RTP nunca teve a tutela adequada, não em termos políticos, mas em termos práticos. A Cultura é adequada, porque tem capacidade para influenciar positivamente alguma postura da própria RTP”, defendeu.

Estes números do provedor do telespectador da RTP não são propriamente surpreendentes, uma vez que já se sabia que a transmissão regular de touradas pela RTP1 é um dos maiores motivadores de queixas. Basta um olhar atento às redes sociais para ler meia dúzia de comentários contra e insultos à RTP sempre que é feito um post sobre uma nova tourada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s