Ativista brutalmente agredido após protesto no Campo Pequeno

13321820_477783662415055_8367451186256013782_nEsquerda

Peter Janssen, ativista holandês do coletivo Vegan Strike Group invadiu pacificamente a arena do Campo Pequeno, em Lisboa, no intervalo da corrida de touros “Grande Corridas Vidas/Correio da Manhã”. De tronco nu, com a mensagem “basta de tortura” no peito e “respect for animals” nas costas entrou na arena e dirigiu-se ao centro, segurando um cartaz.

Janssen não apresentou resistência quando foi escoltado para fora da arena, e foi à saída da mesma que foi brutalmente agredido com murros e pontapés por um grupo de espectadores. A PSP, quando se aproximou, afastou-o da multidão e não identificou nenhum dos agressores. A promotora do evento, por seu lado, apresentou queixa contra o ativista, que foi preso pela PSP e depois libertado para receber tratamento médico no Hospital de Santa Maria.

O Vegan Strike Group condenou as agressões, afirmando que “a violência com que esses cobardes rodearam o nosso companheiro foi aterradora. Pontapés, murros e até mordidas. (…) Uma vez mais, os aficionados taurinos demonstraram o tipo de “humanos” que são. Sádicos, violentos, agressivos e sedentos de sangue, seja de quem for.”

Peter Janssen já fez este tipo de protestos, pelo qual é famoso o Vegan Strike Group, noutros eventos tauromáquicos. Por exemplo, a 27 de maio invadiu a praça de touros de Córdoba, no Estado Espanhol.

O incidente aconteceu no mesmo dia em que no parlamento se votaram três propostas, que foram todas chumbadas, para proibir a participação de menores em touradas (do Bloco e do PAN) e a impor que seja necessária a escolaridade mínima obrigatória para trabalhar em touradas (do PEV). A proposta do Bloco, que impedia a participação de menores de 18 anos em touradas profissionais ou amadoras e acabava com a categoria de matadores de toiros foi vetada com votos contra da direita, do PCP e do PS (exceto dez deputados que votaram a favor). 

Foi convocada para amanhã, sábado, 4 de junho às 16h30 no Campo Pequeno em Lisboa a Marcha pela Abolição dos Matadouros (evento facebook aqui). É a primeira vez que a marcha vai decorrer em Lisboa, depois de ter ocorrido em várias outras cidades do mundo, como Deli, Paris ou Berlim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s