Costa Rica vai fechar zoológicos e libertar animais cativos

zoo macacosPureviagem

Os animais vem ganhando cada vez mais o respeito dos humanos. Seja pelos pet cafés pelo mundo, pela inclusão dos bichinhos no roteiro das férias ou libertação de bichos que ainda vivem em cativeiro, a sociedade parece estar mudando, em grande parte, o pensamento sobre isso. Após a anunciação do fim de shows com animais no Sea World, que sempre exibiu baleias orca em espetáculos para o público, agora foi a vez da Costa Rica mostrar solidariedade com o reino animal e dar um exemplo de humanidade para os próprios seres humanos. As autoridades do país vão fechar todos os parques e zoológicos do país.

Não é a primeira vez que o destino da América Central mostra sua preocupação com os animais. O Instituto das Preguiças da Costa Rica, criado em 2013, cuida de mais de cem bichinhos que foram encontrados sob perigo na natureza. Além disso, o país tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas.

Agora a expectativa é que em até uma década todos os parques e zoológicos do território nacional sejam fechados pelas autoridades locais. O prazo é por conta dos contratos com as instalações, que têm mais dez anos de funcionamento garantido pela Justiça.

Segundo o ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, René Castro, o país está conseguindo “desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural”. Ele afirmou ainda que animais em cativeiro e encarcerados só serão permitidos no caso de resgate para protegê-los.

Com a mudança, os animais que estiverem em cativeiro e que não tenham condições de sobreviver sozinhos em um ambiente natural serão atendidos em instalações próprias para resgate e refúgio da vida silvestre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s